Estrada Urubuci

Como chegar em Urubici: guia completo para sua viagem

Saber como chegar em Urubici é o primeiro passo para quem quer conhecer esse paraíso da Serra Catarinense, no Sul do Brasil.

Sendo uma das cidades mais frias do país, a Sibéria Brasileira, como é conhecida, reserva diversas aventuras e passeios em suas atrações, como grutas, cachoeiras, serras, paredões rochosos, etc.

Além disso, a cidade encanta ainda por sua cultura riquíssima, culinária e sabores, seja do vinho, queijo, cachaças, chocolates e muito mais.

E felizmente, o acesso ao município acontece de forma facilitada, principalmente devido às boas condições de suas vias, com estradas asfaltadas e muito bem sinalizadas.

Quer saber como chegar em Urubici? Então, continue com a gente até o final desse guia. Boa leitura!

Como chegar em Urubici?

Estrada Urubuci
Fonte: Rodrigo Vasconcellos (Flickr)

Urubici fica localizado a cerca de 174 km de distância de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, próximo a cidades como Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Bom Retiro e Alfredo Wagner.

Assim, a capital é justamente a principal base de acesso à região, uma vez que ambos os municípios são interligados pela BR-282.

Dentro de um contexto geral, é possível chegar a Urubici utilizando um ônibus, carro ou avião, tudo vai depender da cidade de origem. Acompanhe com mais detalhes!

Avião

Sendo um município pequeno, Urubici/SC não possui um aeroporto próprio. Ou seja, não dá para seguir de avião diretamente para a sede da cidade.

De toda forma, as vias aéreas representam uma das melhores alternativas de como chegar em Urubici, considerando o contexto nacional e internacional.

Isso porque ele fica não muito distante de Florianópolis, onde há um aeroporto internacional, o Hercílio Luz, que possui uma demanda diária de voos.

O aeroporto em si fica a cerca de 186 km de distância, sendo preciso apenas finalizar esse percurso alugando um carro, indo de ônibus, etc.

Vale lembrar também que a cidade de Lages, uma das cidades mais próximas a Urubici, possui um outro aeroporto e que fica a apenas 110 km de distância.

Assim, em termos de distância, o aeroporto mais próximo de Urubici é o Aeroporto Regional do Planalto Serrano. No entanto, sua capacidade é reduzida, tornando o acesso por Florianópolis mais fácil e completo.

Ônibus

Assim como no caso dos aviões, os ônibus também não representam uma alternativa completa de como chegar em Urubici, uma vez que não há uma linha direta partindo de todas as cidades do país.

De toda forma, o transporte é uma das melhores opções para complementar o deslocamento a partir do aeroporto, já que dentro de Santa Catarina essas rotas são muito mais completas.

Ou seja, quem mora nas regiões vizinha encontra bastante facilidade para fazer todo o trajeto até Urubici de ônibus.

Quem vem de outros estados, porém, deve chegar de avião até o Aeroporto Internacional de Florianópolis e depois pegar o ônibus até Urubici.

Partindo do Terminal Rita Maria, em Florianópolis, quem realiza esse trajeto é a Viação Reunidas, com seis saídas semanais.

Geralmente, o ônibus parte do terminal sempre às 18h30, levando cerca de 03h40 para chegar até Urubici.

Observações:

  • O valor médio da passagem é de R$ 70,00;
  • Após a pandemia da Covid-19 a rota foi suspensa temporariamente. Assim, é preciso acessar esse site para conferir a disponibilidade. De todo modo, a linha até Bom Retiro, SC, que fica a 38 km de Urubici, continua ativa.

Carro

Por fim, outra alternativa de como chegar em Urubici é através do carro, que é justamente a melhor opção, considerando todo o contexto da viagem.

A viagem de carro compreende um núcleo mais amplo, uma vez que ela pode estar ligada tanto à realização do trajeto completo, a partir do destino, ou complementar, partindo do aeroporto.

Outro ponto importante é quanto ao uso de um veículo próprio ou alugado, uma vez que ambos se encaixam nessa alternativa.

Carro próprio

Com um carro próprio, é possível chegar a Urubici partindo de qualquer região do país, dando o devido destaque às regiões mais próximas.

Afinal, a cidade conta com ótimas vias de acesso, sendo elas devidamente asfaltadas e sinalizadas.

Assim, estudando bem as rotas e utilizando aplicativos de navegação, dá para chegar tranquilamente à sede do município.

Os acessos principais, nesse caso, são a BR-282, a SC-110 e a SC-370. Veja a distância entre Urubici e algumas grandes cidades, capitais do país:

  • Curitiba/PR – são cerca de 452 km de distância;
  • Rio de Janeiro/RJ – são cerca de 1.283 km de distância;
  • São Paulo/SP – são cerca de 848 km de distância;
  • Porto Alegre/RS – são cerca de 381 km de distância;
  • Brasília/DF – são cerca de 1.829 km de distância;
  • Belo Horizonte/MG – são cerca de 1.419 km de distância;
  • Florianópolis/SC – são cerca de 244 km de distância.

Aproveite e veja, também, a distância entre Urubici e outros destinos frequentes:

  • Gramado/RS – são cerca de 340 km de distância;
  • Palhoça/SC – são cerca de 154 km de distância;
  • Urupema/SC – são cerca de 52 km de distância.

Carro alugado

Apesar de também ser possível alugar um veículo e sair de qualquer região do país, a primeira coisa que vem à mente quando se pensa nesse tipo de transporte, é alugá-lo logo após chegar de avião a Florianópolis.

Essa, aliás, é uma saída muito procurada pelos visitantes, tornando o roteiro muito mais simples e prático de ser realizado.

Afinal, um carro serve não apenas para fazer o deslocamento até Urubici, mas também para a realização das viagens entre uma atração e outra.

Considerando toda a viagem, basta pegar um avião até o aeroporto de Florianópolis e depois seguir com um carro alugado até Urubici.

Se estiver com um carro, seja próprio ou alugado, não se esqueça da importância de usar um mapa de Urubici, seja físico ou digital, para orientar seu trajeto.

Um mapa também será importante na hora de se locomover em Urubici, principalmente se você estiver sozinho.

Já sabe como chegar em Urubici? Então prepare-se para a viagem!

Estrada Urubici
Fonte: Klaus Jessen (Flickr)

Como foi possível observar, saber como chegar em Urubici é realmente uma ação importantíssima durante os preparativos para a viagem.

Afinal, a escolha pela forma de acesso implicará também no deslocamento pela cidade.

De todo modo, com o deslocamento acontecendo por carro, ônibus ou avião (parte inicial do trajeto), é possível chegar facilmente ao município.

Já na região, não faltarão atividades e passeios para fazer em Urubici, dando o devido destaque para pontos turísticos como:

  • Serra do Corvo Branco – A Serra do Corvo Branco fica localizada entre os municípios de Grão-Pará e Urubici, sendo uma das principais atrações da cidade. Seu destaque fica por conta da sua enorme fenda na rocha, com cerca de 90 m de profundidade – o maior corte em rochas do país. Seu nome deve-se à presença de exemplares do Urubu-Rei, ave de plumagem branca e beleza única, que habita a região da serra.
  • Morro da Igreja – Outra atração de destaque em Urubici é a Morro da Igreja, sendo o ponto habitado mais alto da região, com seus 1822 m de altitude, e considerado o local mais frio do Sul do país, apresentando inclusive neve durante o inverno.
  • Cascata Véu de Noiva – A Cascata Véu da Noiva é uma das mais belas cachoeiras da região, contando com cerca de 62 m de altura. O local não apresenta uma queda livre da água, que desliza suavemente pelas rochas, criando um efeito visual único.

Outros pontos turísticos de Urubici:

  • Cascata do Avencal;
  • Morro do Campestre;
  • Caverna Rio dos Bugres;
  • Ecoparque Papuã;
  • Cânion do Espraiado;
  • Pedra Furada;
  • Cascata Mundo Novo;
  • Cascata do Vacariano;
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes;
  • Jardim Secreto Ville De France.

Quer aproveitar ainda mais Urubici e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici