Pedra da Águia em Urubici/SC: saiba tudo sobre o local

Rapel, camping ou tirar uma foto no topo da Pedra da Águia em Urubici? Para quem ama fazer uma trilha, qualquer atividade nessa área será perfeita.

Apesar de o atrativo não contar com boa infraestrutura, vale a pena pela paisagem, sem contar que a entrada é gratuita.

Para saber mais, continue a leitura deste artigo e descubra mais um passeio em Urubici, na serra catarinense.

Onde fica a Pedra da Águia?

A Pedra da Águia é um atrativo de beleza natural localizado na Comunidade de Canudo, cerca de 30 km do centro de Urubici, Santa Catarina.

Como chegar?

Seguindo pela Rodovia SC-370, na saída de Urubici, você vai usar a mesma estrada para o Cânion Espraiado e rumo à Serra do Corvo Branco.

Quando o asfalto terminar, entre à esquerda e dirija por mais 3 km para a Comunidade de Canudo enquanto atravessa o Rio Canoas, e depois mais 1 km a partir da porteira.

Quanto custa visitar a Pedra da Águia em Urubici/SC?

A Pedra da Águia é um dos passeios turísticos gratuitos na serra catarinense. O principal motivo é a falta de estrutura para receber os turistas, como banheiros e lanchonetes.

O que é a Pedra da Águia em Urubici?

Quem avista de longe não tem dúvidas sobre o motivo da Pedra da Águia ter esse nome. É que a formação de arenito do lugar tem uma pedra no formato de uma águia com as asas abertas.

É uma imagem incrível e digna de boas fotos!

Também é um excelente local para camping e prática de rapel depois de fazer a trilha da Pedra da Águia. Além dessa, há outro caminho a seguir para não perder tempo: é a Trilha do Cânion Espraiado, já que tem início a partir do estacionamento da Pedra da Águia.

Esse é, inclusive, a única estrutura do local, uma propriedade particular que cobra apenas para o visitante estacionar o carro.

Contudo, mesmo sem pontos de apoio, a trilha da Pedra da Águia faz valer a pena a caminhada até seu pico, seja para posar para uma foto ou saltar de rapel.

Como curtir a Pedra da Águia, na serra catarinense?

Como já adiantamos, a Pedra da Águia é um atrativo turístico da Comunidade de Canudo, com formação em arenito e poucas atividades na área.

Contudo, pode ser suficiente para quem ama o contato com a natureza, o frescor da área verde e a presença de animais da região.

Por exemplo, o visitante pode subir no ponto mais alto da Pedra da Águia, contemplar a vista, tirar fotos ou saltar de rapel.

Ainda há a possibilidade de montar barracas, mas é preciso ter a companhia de um guia, independente da atividade pretendida. Por ser uma área privada, a exigência para o “check-in” é entrar na Pedra da Águia com um guia.

Então, para fazer camping, você também precisa fazer uma reserva nas datas disponíveis com a sua agência.

Em resumo, você pode fazer as seguintes atividades nessa área particular em Canudo:

  • Caminhar pela trilha até o pico da Pedra da Águia;
  • Contemplar o local no alto das pedras;
  • Tirar fotos da área;
  • Saltar de rapel;
  • Acampar.

Portanto, quando decidir viajar para Urubici, não deixe de contratar um guia para fazer o caminho e aproveitar para seguir até a trilha do Cânion Espraiado.

Mais passeios em Urubici, além da Pedra da Águia

Altos do Corvo Branco na Serra do Corvo Branco

Pela mesma estrada SC-370, os visitantes alcançam o parque Altos do Corvo Branco, um pouco antes da subida para a famosa Serra do Corvo Branco, que atravessa uma enorme fenda na rocha.

O parque possui mirantes com vista panorâmica para o litoral catarinense e para a cidade, inclusive, com mirantes de vidro, para quem tem coragem.

Cânion Espraiado

Quem tiver bom condicionamento físico, pode emendar a trilha da Pedra da Águia com a trilha para o Cânion Espraiado.

O atrativo é um dos principais pontos turísticos de Urubici e conta com uma linda paisagem, graças aos seus imponentes penhascos verticais.

Além de uma vista panorâmica, você vai encontrar um mirante, cachoeiras, rapel, pêndulo de 80 metros de queda livre, cavalgadas e balanço infinito.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Lugar de peregrinação e oração, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é como uma igreja a céu aberto, em meios às pedras.

Os fiéis costumam deixar no altar e arredores as fotos e objetos que servem de testemunhos das graças concedidas pela santa.

Se você gostaria de participar da Romaria da Penitência, marque sua viagem para o mês de outubro e esteja presente na peregrinação.

Caverna Rio dos Bugres

Essa é para quem tem alma de explorador de cavernas. A Caverna Rio dos Bugres é um dos passeios com tom de mistério, uma vez que você vai adentrar uma caverna antiga que serviu de abrigo para índios da região.

No local, você encontra artes rupestres que trazem informações sobre os povos que habitavam Urubici.

Então, quem gosta de estudar sobre o tema, vai ter muito que fazer na cidade, já que essas não são as únicas inscrições rupestres do município. Há também o sítio arqueológico Morro do Avencal que guarda seus mistérios também.

Conclusão

A Pedra da Águia é um dos atrativos em Urubici que vale a pena para quem vai montar acampamento ou saltar de rapel.

Se você for adepto à aventura, então esse passeio é ideal para o seu roteiro de viagem. Você pode aproveitar para adicionar mais passeios em cachoeiras, trilhas, cavernas e mirantes em sua programação.

Apenas lembre-se que, para a maioria dos atrativos, é obrigatória a presença de um guia.

E, claro, garantir uma boa hospedagem também deve entrar em seu circuito para você aproveitar o máximo das atrações.

Para isso, considere fazer check-in na Pousada Cabanas Xokleng, a menos de 45 minutos da Pedra da Águia, via SC-370.

Desfrute de um lugar encantador para descansar de seus dias intensos. Entre em contato agora mesmo por e-mail ou WhatsApp e faça sua reserva!

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici