Balanço do Infinito

Mirantes de Urubici: 9 Janelas para Cenários de Tirar o Fôlego

E quando falo em apreciar a majestade de Urubici, os mirantes são o ponto alto.

Imagine locais perfeitos para se perder na beleza do horizonte. Em cada um deles, a sensação é de ser parte de uma tela viva, onde montanhas, vales e cachoeiras se misturam em um espetáculo.

Vamos juntos nessa? Quero mostrar para você os 9 principais mirantes de Urubici. Em cada passo, prometo revelar um pedaço da alma desta terra e os segredos que, como moradora, aprendi a amar.

1. Mirante de Urubici

Mirante de Urubici
Fonte: Bruno do Val (Flickr)

Morando aqui, posso te garantir: o Mirante de Urubici é um dos meus lugares favoritos. Bem na entrada da cidade, sentido São Joaquim, ele fica a uns 5 km do nosso centro, perto da Cascata do Avencal. É basicamente um espaço na estrada SC-110, depois de uma curvinha, então tem que ficar atenta ao estacionar.

Daqui, consigo ver quase toda Urubici, a uns 1.175 metros de altitude. A nossa Igreja Matriz? É impossível não notar mesmo daqui de cima. Não tem muita estrutura, mas sempre tem alguém vendendo um lanche ou um pinhão quentinho, típico da nossa região.

Se quiser uma foto incrível ou um pôr do sol de cartão-postal, é o lugar. E o melhor: não custa nada e é pertinho da cidade. Só sentimos falta de um pouco mais de estrutura. Mas a vista? Vale cada segundo!

✅ Informações úteis

2. Mirante de Vidro Parque Turístico Cachoeira Papuã

Mirante de Vidro
Fonte: Wagner (TripAdvisor)

O Mirante de Vidro do Parque Cachoeira Papuã e um dos mais famosos Mirantes de Urubici. Um dos mais novos por aqui e, posso dizer, já ganhou o coração de muitos, inclusive o meu.

Fica a 120 metros do chão, e ao andar pela plataforma de madeira e vidro, dá aquela sensação de estar flutuando em meio às árvores, pertinho do abismo.

O destaque fica para a nossa querida Cachoeira Papuã, com seus imponentes 150 metros de queda. Uma visão de tirar o fôlego!

Um dos pontos que me deixa feliz é que ele é bem acessível, até para quem tem alguma dificuldade de mobilidade. Porém, tem uma coisinha que pode ser um empecilho: a taxa do Parque. Pode não ser a mais amiga do bolso se você quiser só curtir a visão do mirante. Mas pra mim, essa experiência vale cada centavo!

✅ Informações úteis

3. Mirante da Pedra Furada (Mirante do Morro da Igreja)

Mirante do Morro da Igreja
Fonte: Tiago Marcelino (Flickr)

O Mirante da Pedra Furada  fica lá no Parque Nacional de São Joaquim, bem no topo do nosso querido Morro da Igreja. A boa notícia é que dá para chegar quase lá de carro e depois é só uma caminhadinha rápida.

Mas, olha, vou te contar um segredinho: às vezes, a nossa famosa neblina resolve aparecer e cobrir a vista, especialmente nos dias mais geladinhos. Se isso acontecer, sugiro que volte em outro dia. A vista é espetacular e vale o retorno!

E já que estará por lá, dê uma passadinha no Morro da Igreja também. O acesso é fácil, o que é ótimo, mas essa neblina, ah, ela às vezes nos testa. Porém, vale cada tentativa para apreciar a magia desse lugar.

✅ Informações úteis

4. Mirantes da Cascata do Avencal

Mirante da Cascata do Avencal
Fonte: felipewaldow (Flickr)

A Cascata do Avencal é um daqueles lugares que nunca me canso de visitar. E vou te contar, ela é realmente majestosa, caindo de uma altura de quase 100 metros.

Agora, o que poucos sabem é que no Parque Mundo Novo, onde ela está localizada, você tem a chance de apreciá-la de quatro mirantes diferentes! Isso mesmo, quatro. E acredite, cada um deles te oferece uma perspectiva única da cachoeira. Se você pagar a entrada do parque, sugiro que visite todos, pois vale muito a pena.

Mas o que tem feito a cabeça dos visitantes é o nosso novo Mirante de Vidro, um dos mais buscados entre os Mirantes de Urubici.

Ele te coloca literalmente no ar, a uns 110 metros do chão. Lá de cima, com a Cascata ao fundo, é um espetáculo que só a natureza e a engenhosidade humana poderiam criar juntas.

✅ Informações úteis

5. Morro do Campestre

Morro do Campestre
Fonte: Leandro Silveira (Flickr)

o Morro do Campestre é um daqueles lugares que nos fazem sentir orgulho de chamar Urubici de casa. Imagina uma vista de 360 graus do Vale do Rio Canoas, tão linda que até à noite é encantadora. E é isso que você encontrará lá no alto, a 1380 metros de altitude.

Para chegar, tem um caminho de 10 km de terra até a Fazenda Morro da Cruz. Lá, é R$ 25 o ingresso. Com o carro estacionado, tem uma subidinha. Se não quiser andar, eles têm um traslado.

Pensa em fazer piquenique? Eles têm decks de madeira perfeitos pra isso. Só não esqueça: lá em cima é mais fresquinho, então uma blusa pode ser útil. E se estiver chuvoso, melhor deixar para outro dia, pois pode ficar escorregadio e a visão não será a mesma.

✅ Informações úteis

6. Mirante Serra do Rio do Rastro

Mirante Serra do Rio do Rastro
Fonte: Fernando Bozza (Flickr)

Como moradora de Urubici, preciso te contar sobre o Mirante Serra do Rio do Rastro. Ele oferece uma visão inigualável da Estrada das Curvas, construída nos anos 50 para ligar nossa serra ao litoral.

Desse ponto alto, dá pra ver a combinação incrível de montanhas, florestas e cachoeiras, que a nossa região é conhecida. E, no caminho, as paisagens são de tirar o fôlego. Se for sortudo, ainda pode encontrar algumas das espécies nativas que vivem por aqui.

Quer visitar? Acesse pela SC-390, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Só esteja pronto para a estrada sinuosa e sempre cheque o clima, tá? Ah, e leve algo para comer e beber, pois as opções por lá são escassas.

Apesar de lindo o ano todo, o outono e a primavera são incríveis. Mas cada estação tem seu charme: o inverno traz neve e o verão, o burburinho das férias.

Visitar o Mirante Serra do Rio do Rastro é embarcar numa viagem única entre história e natureza. Vale a pena!

✅ Informações úteis

7. Balanço do Infinito

Balanço do Infinito
Fonte: Santa Catarina em fotos (Facebook)

Imagine-se balançando no alto, com as montanhas, vales e cachoeiras como pano de fundo. É exatamente essa experiência única que o Balanço  do Infinito oferece.

Pra chegar lá, você vai percorrer uma rota cheia de paisagens maravilhosas. Mas, dica de quem conhece: chegue cedo e esteja atento ao clima!

Além do visual, o balanço te conecta de uma forma especial com a natureza ao nosso redor. Só não esqueça de cuidar da sua segurança: cheque o tempo, use sapatos confortáveis e sempre siga as orientações do local.

Se você gosta de uma experiência única, talvez esse seja o mais adequado para você, entre os Mirantes de Urubici.

O Balanço do Infinito é um daqueles lugares que a gente, amante da natureza, precisa conhecer. Te garanto que vai ser inesquecível!

✅ Informações úteis

8. Mirantes Altos do Corvo Branco

Mirante Altos do Corvo Branco
Fonte: Fábio Hasegawa (Flickr)

Conhecendo os mirantes de Urubici como a palma da minha mão, tenho uma dica especial pra você! No Parque Altos da Serra do Corvo Branco, há cinco mirantes maravilhosos que revelam toda a beleza da nossa região. São perspectivas únicas, integradas à natureza!

O destaque é o primeiro, sendo o maior mirante de vidro suspenso da América do Sul. Dá pra imaginar a emoção ao olhar as curvas da serra e o vale do Rio Canoas por todos os lados? No segundo, você vê o Alto do Campo dos Padres e nosso icônico corte da Serra. O terceiro destaca o cânion do Espraiado e o Morro do Mirador. Do quarto, olhe o litoral e o Morro da Igreja. Já o quinto te coloca pertinho do Morro da Pirâmide.

Não são só os mirantes que encantam. O parque tem balanços que dão frio na barriga, passeios deslumbrantes e até um cantinho pra tomar um café. E sabe o que é legal? É pet-friendly, então traga seu bichinho!

Visitar os Mirantes Altos do Corvo Branco é uma experiência pra alma. O parque funciona das 8h30 às 18h e cobra R$ 30,00. Ah, sempre bom checar os horários antes de vir, tá? Espero te ver por aqui!

✅ Informações úteis

9. Morro das Antenas

Morro das Antenas
Fonte: Elemer Kroeger (Flickr)

Sabe, embora não seja exatamente em Urubici, o Morro das Antenas em Urupema é um lugar que sempre indico para quem visita a região. Ali, do alto dos seus 1750 metros, a vista é simplesmente mágica.

Pra chegar lá, saindo do centro de Urupema, são uns 8 km por uma estrada de terra tranquila. E olha, não fica tão longe de Urubici, cerca de 52 km nos separam. Pra mim, esse é um dos pontos turísticos que roubam a cena aqui pela região serrana de Santa Catarina. E o charme de Urupema? No inverno, ela veste seu manto de gelo, e a gente até vê neve e sincelo.

Lá do mirante, você se sente abraçado por todo o estado. E, pra completar, tem uma cachoeira congelada bem pertinho. Uma maravilha que não custa nada pra ver, a entrada é gratuita.

✅ Informações úteis

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici