Mirante de Urubici

Roteiro de 2 Dias em Urubici: O Que Fazer em Urubici em 2 Dias?

Quer viajar para a Serra Catarinense, mas não tem muito tempo disponível? Preparamos um roteiro de 2 dias em Urubici que permite que você conheça algumas das principais atrações turísticos dessa cidade.

Urubici, um dos principais destinos da Serra Catarinense

O município de Urubici está localizado a três horas de carro da capital, Florianópolis.

Com dezenas de cachoeiras, rios, grutas, cavernas, cânions e o espetacular Morro da Igreja, a cidade é um ótimo destino para quem deseja explorar a parte serrana do estado de Santa Catarina, ou seja, há muito o que fazer em Urubici (SC).

Esse roteiro pode ser feito e adaptado para qualquer época do ano, visto que é possível viajar para Urubici em qualquer estação. A principal diferença será em relação à temperatura, que afeta de forma drástica a experiência no lugar.

Enquanto os meses de primavera e verão possuem dias mais quentes, que proporcionam refresco nas cachoeiras e um clima mais agradável para fazer as trilhas, as estações de outono, e sobretudo, inverno, possuem temperaturas bem baixas.

Nessa época, o clima fica bucólico, com as paisagens cercadas por neblina. Pode ocorrer geadas e até mesmo neve.

Assim, cabe a você decidir qual época do ano é mais propícia para visitar à cidade. Lembrando que os meses de inverno, entre junho e agosto, são a alta temporada na região da Serra Catarinense.

O ideal é que você tenha ao menos dois dias inteiros no lugar, de modo que este roteiro possa ser feito em um fim de semana, seja chegando na sexta-feira à noite ou no sábado de manhã, com partida no domingo à noite ou segunda bem cedo.

Roteiro de 2 dias em Urubici: como chegar na cidade?

Antes de pensar nos passeios em Urubici, é importante saber como chegar na cidade.

Para quem viaja de Santa Catarina mesmo ou dos outros estados da região Sul, é possível chegar em Urubici de carro, se for uma opção viável para você.

No entanto, o meio mais utilizado pelos turistas (sobretudo aqueles que partem de outras regiões do Brasil) é fazer a junção avião + carro.

O aeroporto mais próximo para chegar a Urubici de forma acessível é o Hercílio Luz, em Florianópolis. A distância entre as duas cidades possui cerca de 170 km e só pode ser percorrida por terra.

Por essa razão, é altamente recomendável que você alugue um carro em Florianópolis e de lá siga para Urubici.

Explorar a região sem contar com um veículo é inviável porque para chegar até as belezas naturais e pontos turísticos é necessário o deslocamento por estradas. Sem carro é impossível desfrutar de tudo o que a cidade pode oferecer.

O trajeto entre Florianópolis e Urubici leva aproximadamente 3 horas, seguindo pela BR-282. Para quem estiver com mais tempo, uma parada interessante é o município de Rancho Queimado, conhecida pela extensa plantação de hortênsias na estrada.

Veja abaixo o que fazer em Urubici em 2 dias de hospedagem na cidade.

Dia 01: Mirante de Urubici + Inscrições Rupestres + Igreja Matriz + ICMBIO + Gruta Nossa Senhora de Lourdes + Serra do Corvo Branco + Jantar no La Man Bistrô e Winebar

Manhã

Mirante de Urubici
Fonte: Bruno do Val (Flickr)

O ideal é tomar um café da manhã bem reforçado no local da sua hospedagem e sair bem cedo, para aproveitar ao máximo o tempo de estadia. Sugerimos como primeiro ponto de parada o Mirante Urubici, que está localizado em uma curva no alto da Estrada São Joaquim.

De lá é possível avistar uma bela visão panorâmica da cidade, com destaque para a Igreja Matriz, que está inclusa no roteiro deste primeiro dia.

Em seguida, a poucos minutos do mirante, está um sítio arqueológico com inscrições rupestres que datam de mais de 4 mil anos. Ele fica em uma propriedade privada administrada pelo grupo Guardião do Avencal.

Um ponto positivo sobre o local é que há acessibilidade para cadeirantes e famílias com carrinhos de bebê porque o acesso até as pinturas rupestres se dá por meio de rampas de madeira. Há ainda trilhas que levam para pequenas grutas dentro da propriedade.

  • Endereço: SC 110, Km 380, Morro do Avencal, Urubici;
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h, exceto quarta-feira.
  • Preço: R$ 15 por pessoa.

Retorne para o centro da cidade para uma tarefa importante: ir até a sede do ICMBIO – Parque Nacional de São Joaquim, para agendar a visitação ao Morro da Igreja. É concedido apenas um agendamento por nome e CPF por dia.

É imprescindível realizar esse procedimento porque o acesso ao Morro é controlado e em alguns dias, o horário de visitação é menor do que o costume.

Agende para o horário em que estiver disponível no dia seguinte, de preferência, na parte da manhã.

Neste roteiro vamos supor que a visita ocorra nesse horário, de modo que você poderá adaptar o itinerário conforme o seu agendamento.

Tarde

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
Fonte: Tadeusz Deręgowski (Flickr)

Após o almoço e antes de sair para conhecer outros pontos turísticos de carro, veja se a Igreja Matriz está aberta e aproveite para conhecê-la.

Como falamos acima, é possível ver a basílica do Mirante e de perto ela é ainda mais bonita por conta dos seus vitrais, que remetem ao nascer e pôr do sol, e também por seu altar, todo feito de pedra.

Então, é hora de pegar o carro novamente em direção à rodovia SC 439, que leva a Grão Pará. É o momento de conhecer a Serra do Corvo Branco, uma das paisagens mais singulares de todo o Brasil.

Essa estrada possui 30 km de extensão, sendo 24 km asfaltados e 6 km de estrada de terra. Contudo, o que chama a atenção dos visitantes é a própria localização da estrada, bastante estreita, localizada no meio de um emaranhado de montanhas pontiagudas e escarpas.

É necessário atenção para conduzir o veículo e caso esteja chovendo, é melhor adiantar o passeio para outro dia.

No entanto, se o tempo estiver favorável, vale parar no mirante que fica logo antes da primeira curva fechada da estrada: é o melhor lugar para fazer registros fotográficos dessa paisagem de beleza única.

  • Endereço: SC-370 – Aiurê, Grão-Pará – SC;
  • Horário de funcionamento: todos os dias, mas é preferencial visitar durante o dia;
  • Preço: acesso gratuito.

Antes de retornar para o centro de Urubici, vale a pena visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O acesso à gruta é bem próximo da rodovia que leva para a Serra do Corvo Branco, há apenas 500 m.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma gruta natural que parece ter sido esculpida no meio das rochas. Ali nesse lugar foi erguida uma capela em homenagem à santa, logo atrás da pequena cascata compõe o cenário. É um lugar de beleza bucólica, cuja entrada é gratuita.

  • Endereço: SC-370 – Santa Teresinha, Urubici – SC;
  • Horário de funcionamento: todos os dias;
  • Preço: acesso gratuito.

Avaliação TripAdvisor

“Lugar lindo, que transmite muita paz. Passagem rápida no caminho do morro da igreja. Bem fácil acesso. Subindo as escadas, encontrará uma linda vista da cascata e da gruta.”

Publicada em 22 de julho de 2022.

Noite

La Man Bistrô e Winebar
Fonte: La Man Bistrô e Winebar (TripAdvisor)

Um dos atrativos principais da Serra Catarinense é a sua gastronomia, bastante singular, com forte influência regional e europeia. Assim, recomendamos muito que nas suas duas noites em Urubici você possa conhecer alguns dos melhores restaurantes da região.

Para a primeira noite, nossa sugestão é o La Man Bistrô e Winebar, que atualmente, é classificado como o melhor restaurante de Urubici segundo os usuários do TripAdvisor.

A localização do bistrô é privilegiada, no alto da Serra do Panelão e sua arquitetura em estilo contemporâneo moderno é totalmente integrada à natureza.

Lá é possível de uma gastronomia artesanal, com os melhores sabores regionais, além de ser um ótimo lugar para apreciar os ótimos vinhos e espumantes produzidos nas serras do sul do país.

  • Endereço: SC-110, Km 363 – Águas Brancas, Urubici/SC;
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h30 às 22h30; sexta a domingo, das 12h às 15h;
  • Preço: R$ 50 a $ 180.

Avaliação TripAdvisor

“Estamos aqui pela segunda vez e novamente surpreendidos pelo cardápio, atendimento e ambiente. Sem dúvida uma ótima experiência harmonizada com um bom vinho e principalmente pelo profissionalismo!”

Publicada em 7 de Maio de 2023.

Dia 02: Morro da Igreja + Cascata Véu da Noiva + Pôr do Sol no Morro do Campestre + Jantar Château du Valle

Manhã

Morro da Igreja
Fonte: Cezar Mario Rech (Flickr)

O dia seguinte deve começar bem cedo, com um café da manhã bem reforçado. Especialmente porque no Morro da Igreja não há local para alimentação.

É permitido o consumo de alimentos em uma área de visitação comum, então, é válido levar alguns itens como frutas, água e pequenos suprimentos.

O ideal é já partir em direção ao Morro da Igreja logo cedo porque antes do posto de checagem, na subida do morro, sempre costuma haver uma pequena fila de carros. Como só é possível subir quando um carro descer, é comum um tempo de esperada.

A subida em si é bastante tranquila visto que a estrada é pavimentada e quase não tem buracos. Do posto até o topo, com seus 1822 metros de altitude, se percorre dez quilômetros. Chegando lá, a vista é de tirar o fôlego.

A vista para o cânion e para a Pedra Furada é realmente indescritível. Aliás, o combo “Morro da Igreja e Pedra Furada” nunca desagrada os visitantes.

O tempo máximo de permanência no local é de 20 minutos. É necessário levar casaco, mesmo em dias de calor, porque lá em cima venta bastante e a temperatura costuma ser bem baixa.

Ali é o ponto de partida para quem deseja fazer a trilha da Pedra Furada, no entanto, para quem tem pouco tempo, não é recomendável fazer visto que o trajeto de ida e volta dura cerca de 6 horas.

  • Endereço: Avenida Pedro Bernardo Warming, 1542, Bairro Esquina, Urubici-SC;
  • Horário de funcionamento: todos os dias, de 8h às 12h e 13h às 16h;
  • Preço: acesso gratuito mediante agendamento.

Avaliação TripAdvisor

“O lugar é simplesmente lindo, uma paz surreal. Vale muita a experiência! Local gratuito, mas tem que reservar com antecedência. Por ser alto, venta bastante e dependendo da época pode fazer muuuito frio!”

Publicada em 6 de novembro de 2022.

Logo após a descida no Morro da Igreja, próximo ao posto de checagem, há a entrada para a Cascata Véu de Noiva.

A cachoeira recebe esse nome porque sua aparência lembra muito um véu de noiva. É um bom lugar para almoçar, já que dentro do espaço há um restaurante e uma pousada.

  • Endereço: Estr. Geral do Morro da Igreja – Santa Teresinha, Urubici – SC;
  • Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 8h às 18h;
  • Preço: R$ 10,00 por pessoa.

Avaliação TripAdvisor

“Lugar lindo, para quem gosta de respirar ar puro e fazer caminhada em meio à natureza, vale muito a pena conhecer, super indico!”

Publicada em 8 de fevereiro de 2023.

Tarde

Morro do Campestre
Fonte: Leandro Silveira (Flickr)

A sugestão de programa para a parte da tarde é o Morro do Campestre, local que possui a melhor vista do entardecer em Urubici.

O Morro do Campestre é uma formação rochosa de arenito com um arco. Ele possui 1380 metros de altitude. A vista permite observar o Vale do Rio Canoas.

O acesso a esse ponto turístico se tornou mais fácil agora que é possível fazer uma parte do percurso de carro e depois seguir por uma escada com 150 degraus. O local conta também com um paradouro, onde é possível desfrutar de algumas delícias da Serra Catarinense.

  • Endereço: Estr. Geral – Campestre, Urubici – SC;
  • Horário de funcionamento: todos os dias, 9h às 18h;
  • Preço: R$ 25 por pessoa.

Avaliação TripAdvisor

“Vista incrível 360° desse morro que permite fotos fantásticas. Tem boa infraestrutura na base de restaurante e banheiros.”

Publicada em 15 de Janeiro de 2023.

Noite

Château du Valle
Fonte: Tânia Regina V (TripAdvisor)

Para encerrar com chave de ouro a sua estadia em Urubici, nossa sugestão é o restaurante Château du Valle, um dos mais tradicionais da cidade.

Com sua culinária de inspiração europeia e suíça, é um ótimo lugar para massas artesanais, sopas e também fondues, que é a grande especialidade da casa. A carta de vinhos harmoniza bem com os itens do Menu.

  • Endereço: Rodovia SC 110, Km 385, São Cristóvão – Urubici/SC;
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h30 às 23h;
  • Preço: R$ 100 a R$ 250.

Avaliação TripAdvisor

“Começamos com atendimento impecável de todos, a dica de vinho regional foi ótima, sequência de fondue sensacional, bem servido, carnes suculentas e todos os produtos de ótima qualidade. Vale a pena ter essa experiência!”

Publicada em 16 de março de 2023.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer em Urubici em dois dias, basta pegar essas dicas e adaptar seu roteiro, incluindo outros pontos turísticos de Urubici.

Urubici possui muitas atrações, cercadas de belezas naturais, como o Parque Cascata do Avencal (Cachoeira do Avencal / Cascata do Avencal), a Cascata Mundo Novo, a Serra do Rio do Rastro, a Cascata do Vacariano e a Cachoeira do Pinheiro, além de dezenas de restaurantes onde é possível apreciar o melhor da gastronomia da Serra Catarinense.

E se você está procurando um lugar aconchegante e acolhedor para se hospedar, com ótimas acomodações, café da manhã delicioso e uma localização privilegiada, conheça hoje mesmo a Pousada Cabanas Xokleng. Entre em contato com a nossa equipe por e-mail ou WhatsApp e faça sua reserva. Você vai amar!

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici