Urupema ou Urubici: qual destino escolher? Compare aqui

Para quem quer experienciar o frio único da serra catarinense no inverno, qual é a melhor opção, Urupema ou Urubici?

Com dicas e informações essenciais para criar roteiros completos em ambas cidades, eu fiz esse guia básico para você curtir o melhor da serra catarinense.

Urupema

Em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, o clima gelado é devido à altitude de 1.300 metros. Fundada em 1989, tem como marco a Igreja de 1943, dedicada à Santa Anna. Além disso, as trutas Arco Íris amam nossas águas geladas. Uma experiência única!

Como chegar em Urupema

A cidade fica a cerca de 205 km de distância de Florianópolis, com um trajeto que passa pelas rodovias BR 282, BR 475 e SC 112.

Melhor época para visitar Urupema

Em minhas férias, eu sempre buscava o frio intenso.

Urupema, a cidade mais fria do Brasil, é perfeita para isso, especialmente no inverno. Segundo a estação meteorológica da cidade, a média é de 8ºC, mas pode cair abaixo de zero.

Então, se ama o frio como eu, venha no auge do inverno!

Atrações turísticas de Urupema

No inverno e em qualquer estação do ano, a cidade de Urupema conta com atrativos para todos os tipos de turistas! Conheça alguns dos lugares da região serrana e veja o que fazer em Urupema:

Fazenda do Barreiro

A cerca de 50 km do centro da cidade de Urupema, o espaço oferece diferentes tipos de experiências junto com a natureza: trilhas, cavalgadas, pescaria e cachoeiras!

Rota das cachoeiras

Em uma trilha de 2,5 km de extensão, você pode conhecer 3 cachoeiras de Urupema em um único passeio e ainda ter um contato mais próximo com a vegetação local.

Cascata que congela

Não há prova maior do frio de Urupema do que a imagem da Cascata que congela! Como a queda d’água é pequena, o clima da região consegue congelar a água e, assim, criar um cenário digno de muita foto.

Morro das Antenas

Localizado na margem direita do Rio Jaraguá, sendo considerado como um dos pontos mais altos de Santa Catarina.

Morro das Torres

Entre Rio Rufino e Urupema, está o Morro das Torres, com mais de 1.700 metros de altitude e uma visão única da região.

Urubici

Mais ao sul de Urupema, fica minha querida Urubici, quase a 900 metros de altitude. A cidade é um refúgio tranquilo, repleto de montanhas e cachoeiras.

Com uma comunidade de aproximadamente 11 mil pessoas, Urubici tem histórias incríveis. E uma dica: ela está bem próxima de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Assim, é um ótimo ponto de partida para visitas rápidas a esses lugares.

Como chegar em Urubici

Usando a BR 101 e a SC 370, é possível sair de Florianópolis e chegar em Urubici em cerca de 3h com carro, já que são cerca de 180 km de distância entre os dois pontos.

Melhor época para visitar Urubici

Vivendo aqui em Urubici, vejo o quanto cada estação tem sua magia.

O inverno atrai muitos visitantes buscando o friozinho típico da serra. Porém, se você quer paz e uma experiência mais serena nas trilhas, a primavera e o outono são ideais, já que há menos turistas.

O verão, apesar de mais quente, traz chuvas ao entardecer. Então, a melhor época para visitar Urubici? Depende do que você busca! Escolha a sua e venha aproveitar o que temos de melhor!

Pontos turísticos de Urubici

Depois de descobrir a melhor época e rota para seu roteiro em Urubici, é hora de entender quais atrativos se encaixam perfeitamente nas suas férias dos sonhos, afinal, há muito o que fazer em Urubici.

Morro da Igreja

É conhecido como o ponto mais alto do estado de Santa Catarina e oferece uma vista privilegiada para a pedra furada.

Cascata do Avencal

Uma queda d’água com mais de 100 metros de altura e paredões de rochas que chamam a atenção dos amantes da natureza.

Morro do Campestre

Com formações rochosas com mais de 1.300 metros de altitude, é um lugar em que todos se impressionam com a grandiosidade da natureza local.

Serra do Corvo Branco

Basicamente, é cortada com uma estrada sinuosa, SC 439, que passa por várias cidades da região e, assim, oferece uma visão vasta da serra como um todo.

Onde se hospedar em Urubici?

Ambas as cidades são acolhedoras, mas quando eu tenho que escolher entre Urupema ou Urubici, acabo preferindo a minha querida Urubici.

Se querem uma dica, ficar no centro de Urubici é o jeito mais prático de conhecer tudo. Aqui, temos a Pousada Cabanas Xokleng, bem no coração da cidade, pertinho dos melhores passeios.

Acordei muitas vezes com a vista incrível das montanhas da varanda. Eles oferecem um café da manhã delicioso, têm espaço para um piquenique e quartos super confortáveis.

Se interessou? Manda uma mensagem no WhatsApp ou e-mail para garantir sua reserva!

Quer saber mais sobre Urubici? Dá uma olhada no nosso blog. Se gostou das dicas, compartilha com os amigos!

Até mais!

FAQ

Onde é mais frio: Urupema ou Urubici?

Por mais que toda a serra catarinense seja conhecida pelas baixas temperaturas, Urupema carrega o título de cidade mais fria do Brasil. Em 2020, por exemplo, os termômetros da região chegaram a registrar -8,5°C, marcando o dia mais frio do ano.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici