Clima em Urubici em dezembro: vale a pena? Como aproveitar?

Finalmente chegou o final do ano e você quer aproveitar suas férias viajando, não é mesmo? Como fica o clima em Urubici em dezembro? Veja a seguir, descubra o que fazer e saiba se realmente vale a pena!

Como fica o clima de Urubici em dezembro?

Urubici é conhecida como a “Sibéria Brasileira”.

O clima em Urubici em dezembro é típico de verão: muita chuva e temperaturas mais elevadas. Normalmente, chove cerca de 22 dias durante o mês e a precipitação média é de 200 mm.

Em contrapartida, a temperatura varia entre 15ºC e 25º durante o dia e cai para 11ºC à noite. É verdade que para quem mora em regiões mais quentes do Brasil, esse tempo pode parecer bastante frio. Mas, para o padrão da serra de Santa Catarina, é quente.

Se você não está acostumado com essas temperaturas, não deixe de levar roupas quentinhas na mala. Afinal de contas, mesmo com céu azul, você pode sentir frio nas atrações em partes mais altas da cidade por causa dos ventos fortes e gelados.

Mesmo com o alto volume de chuva, a cidade de Urubici em dezembro fica mais movimentada — bem como a maioria das cidades turísticas do país.

Por isso, os principais pontos turísticos, como o Morro da Igreja e a Pedra Furada, podem ficar bastante concorridos. Se não quiser dar viagem perdida, faça uma reserva com antecedência.

O que fazer em Urubici em dezembro? Melhores atrações para aproveitar as férias de verão na Serra Catarinense

Veja a seguir o que fazer em Urubici, SC, em dezembro para aproveitar ao máximo a cidade no verão, mesmo se o tempo não estiver bom.

1. Morro do Campestre

O Morro do Campestre tem 1.380 metros de altura. A parte mais famosa da montanha é um conjunto de formações de rochas areníticas que possuem uma enorme abertura no centro — super instagramável.

Além do monumento, o Morro do Campestre tem alguns mirantes com vista 360º da Serra Catarinense. Neles você pode observar as montanhas e o Vale do Rio Canoas.

Se o tempo estiver bom, vale a pena ir no fim da tarde no Morro do Campestre. Lá é o melhor ponto turístico de Urubici para assistir ao pôr do sol. Inclusive, na propriedade existem alguns decks de madeira onde você pode fazer um piquenique.

Por outro lado, se o dia estiver fechado, é melhor ir mais perto do meio dia, pois a visibilidade provavelmente será melhor.

2. Cachoeira Papuã

Se o dia estiver nublado, mas sem chuva, faça uma visita ao Ecoparque Cachoeira Papuã. Ele fica a 10 quilômetros de distância do centro de Urubici, cerca de 2 quilômetros depois da entrada para a Cascata do Avencal.

No parque foram instaladas algumas passarelas que levam a um mirante de vidro, com 120 metros de altura, em frente às quedas d’água.

Além disso, no parque você pode fazer o maior percurso de skybike do Brasil, tirar fotos incríveis em um balanço infinito, passear de balão e fazer piquenique em decks com vista para as cachoeiras.

Por ser um parque relativamente novo, ele possui uma boa infraestrutura e é acessível.

3. Cachoeira do Rio dos Bugres

A Cachoeira Rio dos Bugres é uma das maiores do estado de Santa Catarina. Ela fica no alto do Campo dos Padres e sua queda d’água tem 220 metros de altura!

O melhor é que não é difícil chegar até a Cachoeira do Rio dos Bugres. Existem duas formas de chegar até ela, fazendo uma trilha por baixo, que leva ao poço; ou (a forma mais comum) fazendo uma trilha por cima, que leva até o mirante.

A trilha que vai para o topo da cachoeira tem 18 quilômetros de extensão. Você pode fazer o percurso de carro ou a pé.

Chegando no mirante, você vai observar a Cachoeira do Rio dos Bugres e o Campo dos Padres de cima. A poucos metros de distância dali há outro mirante, com vista Para a Cachoeira do Bonin. Também vale a pena conhecer!

4. Cascata Véu de Noiva

A Cascata Véu de Noiva fica ao lado do Morro da Igreja, em Urubici. Embora não seja a mais alta da cidade, essa cachoeira chama atenção pelo seu formato — semelhante ao acessório que as noivas, como o próprio já releva.

O acesso a Cascata Véu de Noiva é super fácil. A trilha que leva até a queda d’água tem apenas 150 metros de extensão e é cimentada.

Seguindo pela mesma trilha você pode descer de tirolesa e depois conhecer outras duas cachoeiras da propriedade: a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira das Três Irmãs. O acesso às duas últimas quedas de água é um pouco mais difícil, mas vale a pena!

Vale a pena ir a Urubici, SC, em dezembro?

Depende do que você espera da sua viagem. O clima em Urubici em dezembro tem temperaturas agradáveis para praticar atividades ao ar livre, porém chove bastante.

Por isso, as trilhas podem ficar com lama, pode ser mais difícil acessar alguns mirantes e, em alguns casos, os passeios podem ser cancelados por questões de segurança; como acontece com a trilha para a Pedra Furada e para a Pedra da Águia.

Se você estiver disposto a ter um roteiro flexível, que inclua atividades para dias de sol e de chuva, vale a pena conhecer Urubici em dezembro.

Agora, se você não gosta de tempo fechado ou chuva, é melhor agendar sua viagem para os meses de outono ou inverno.

Quer aproveitar ainda mais Urubici (Santa Catarina) e região em qualquer época? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe nossa página com seus amigos!

FAQ

Como é o clima em Urubici em dezembro?

O clima em Urubici em dezembro é típico do verão no Brasil: temperaturas mais altas e muita chuva. Em média, a temperatura varia entre 15ºC e 25ºC durante o dia, e cai para 11ºC à noite. Já a precipitação média é de 200 mm para 22 dias.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici