Clima em Urubici em junho: vale a pena? Como aproveitar?

Para os amantes de inverno e de atividades na natureza, o clima em Urubici em junho é um paraíso. Temperaturas baixas, paisagens incríveis e um bom vinho — a combinação perfeita.

Se esse é o seu interesse, confira a seguir todos os detalhes sobre a cidade de Urubici em junho.

Como é o clima em Urubici em junho?

O clima de Urubici em junho é frio. Embora o mês seja de transição entre o outono e o inverno, as temperaturas são baixas e há grandes chances de gear ou nevar. Na verdade, a cidade é uma das mais frias do Brasil.

As temperaturas médias variam entre 7 °C e 15 °C durante o dia. Contudo, nas atrações mais altas e durante a noite, a temperatura pode chegar a 3 °C ou menos. Quanto mais próximo do final do mês, maiores as chances de serem registradas temperaturas negativas, mesmo em dias de sol.

Além disso, junho é um dos meses que menos chove em Urubici. A precipitação média é de 125 mm, previstos para 14 dias. Ou seja, o clima está perfeito para o que a cidade tem a oferecer: frio, lindas paisagens e atividades ao ar livre.

Contudo, o mês de junho é alta temporada em Urubici. Por isso, os principais pontos turísticos ficam bem concorridos. Então, o melhor é reservar os passeios com antecedência.

O que fazer em Urubici em junho? Atrações para curtir na Serra Catarinense

O clima frio e mais seco de Urubici em junho é ótimo para fazer atividades ao ar livre.

É verdade que os cartões postais da cidade, como o Morro da Igreja, a Pedra Furada e a Serra do Corvo Branco, merecem uma visita. Contudo, nos meses de inverno eles ficam cheios.

Então, se quiser fazer uma viagem tranquila, fugindo do alto fluxo de turistas, procure por atrações menos conhecidas ou de difícil acesso. Veja em detalhes as nossas dicas!

Rota dos Vinhos de Altitude

O frio combina perfeitamente com vinho — e a Serra Catarinense é o destino certo para os amantes de um bom vinho.

Em Urubici e região o clima é ótimo para plantação de uvas. Por causa do frio e da altitude, a fruta amadurece lenta e completamente. Por isso, os vinhos de altitude tem características marcantes, têm um alto padrão de qualidade.

Na Serra Catarinense existem diversas vinícolas de vinhos de altitude. Nos últimos anos, essas empresas investiram bastante em uma estrutura para receber o público. Por isso, vale a pena fazer uma visita para conhecer a produção e fazer degustações de vinhos premiados.

Em Urubici e nas cidades próximas, as principais vinícolas são: Quinta da Neve, Villaggio Bassetti, Villa Francioni, Leone di Venezia, Vinhedos do Monte Agudo, Vinícola Boutique D’Alture, Vale do Pericó e Thera.

Cachoeira da Neve

Embora não seja um ponto turístico pouco conhecido, a melhor época para visitar a Cachoeira da Neve é no inverno.

Isso porque quando a temperatura está abaixo de 0 °C, as gotículas da queda d’água de 85 metros de altura congelam e caem como neve — uma vista rara e impressionante.

A Cachoeira da Neve fica no Sítio Arroio do Engenho, a um pouco menos de 5 quilômetros do centro de Urubici.

A trilha que leva até a queda d’água possui 700 metros de extensão e é de nível fácil, pode ser concluída em cerca de 25 minutos. Além disso, existem outras cachoeiras na propriedade.

O ideal é visitar a Cachoeira da Neve quando o tempo está seco, pois durante o percurso é preciso atravessar algumas pontes de madeira que podem ser escorregadias em dias de chuva.

Cachoeira da Bailarina

Se você vai viajar para Urubici em junho, mas não quer visitar atrações muito movimentadas. A Cachoeira da Bailarina é uma ótima opção. Ela fica a cerca de 18 quilômetros de distância do centro e o acesso pode ser feito com carro de passeio.

Cerca de 13 quilômetros são feitos em estrada de terra, às margens do Rio Urubici. Por isso, o percurso já tem uma vista incrível.

Depois de deixar o carro na entrada da propriedade, você precisará seguir uma trilha leve em meio a mata.

Em média, a caminhada até a Cachoeira da Bailarina demora cerca de 1h30.

Durante o percurso, é preciso atravessar o leito do rio, andar sobre pedras e usar algumas cordas disponíveis no local para chegar aos lugares mais altos. Por isso, esse não é o melhor passeio para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

Cachoeira do Vacariano

Outra queda d’água que merece uma visita em Urubici em junho é a Cachoeira do Vacariano. Ela fica a 10 quilômetros de distância do centro, na Comunidade Rio Vacariano.

Embora seja pouco conhecida, a Cachoeira do Vacariano não é de difícil acesso. A trilha possui 1,5 quilômetro de extensão e é de nível intermediário. Ela é feita pela margem do rio, em maio a mata e, em alguns momentos, sobre pedras.

Mesmo que não seja obrigatório, é recomendado fazer o percurso com um guia e acompanhado de um grupo, pois em alguns pontos a trilha fica fechada e é fácil se perder e não há sinal de telefone. Além disso, a propriedade não possui nenhuma estrutura.

De fato, é necessário certo esforço para chegar até a Cachoeira do Vacariano, mas a paisagem compensa.

A queda d’água possui 40 metros de altura e possui águas cristalinas. Se tiver coragem, você pode mergulhar no poço — de águas super geladas.

Vale a pena visitar Urubici em junho?

Sim, vale a pena ir para Urubici em junho, se você quer fazer uma viagem para curtir o frio.

Embora seja um mês de transição de estações, o inverno predomina e o volume de chuva é menor. Então, nesse mês você vai conhecer Urubici no auge da sua beleza.

O único ponto negativo de ir a Urubici em junho é que esse é um mês de grande movimento de turistas na região. Por isso, os pontos turísticos podem ser bem concorridos. Entretanto, se quiser uma viagem mais tranquila, existem atrações menos conhecidas e menos movimentadas.

Quer aproveitar ainda mais Urubici e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

FAQ

Como é o clima em Urubici em junho?

O clima de Urubici em junho é frio e, na maior parte do tempo, seco. As temperaturas variam entre 7 °C e 15 °C durante o dia, mas pode cair para 3 °C ou menos durante a noite. A precipitação média é de 125 mm e chove aproximadamente 14 dias.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici