Clima em Urubici em maio: vale a pena? Como aproveitar?

A cidade de Urubici é famosa por ser a mais fria do Brasil. Inclusive, nos meses de inverno chega a nevar. Por isso, esse é um destino famoso de inverno! Mas e no outono? Faz frio? Chove muito? Vale a pena conhecer a cidade e curtir o clima em Urubici em maio? Veja as respostas a seguir.

Como é o clima em Urubici em maio?

Embora seja outono, o clima em Urubici em maio já tem características de inverno. O tempo é mais seco do que o mês de abril.

Por isso, chove cerca de 140 mm em 14 dias e as massas de ar seco deixam o céu mais limpo — o que melhora muito a visibilidade nas atrações.

Contudo, faz frio em Urubici em maio. As temperaturas variam entre 8 °C e 18 °C, sendo que a média durante o dia é 11 °C.

Embora não seja um mês em que costuma ter neve, nos pontos mais altos da cidade pode gear e facilmente registrar temperaturas negativas. Além disso, a sensação térmica costuma ser mais baixa nos mirantes por causa dos ventos.

De qualquer forma, é sempre bom ficar atento a previsão do tempo, pois a Serra Catarinense tem um clima muito instável.

Por exemplo, dados meteorológicos do ano de 2021 mostraram que a temperatura máxima foi de 27 °C. Então, verifique a previsão antes de montar as malas!

Resumindo, para quem quer conhecer as atrações de Urubici, mas não está disposto a enfrentar temperaturas negativas, o mês de maio é uma boa opção.

O que fazer em Urubici em maio? Atrações para curtir o outono na Serra Catarinense

Agora, confira nossas dicas do que fazer em Urubici em maio.

1. Trilha Pedra Furada e Morro da Igreja

Por ser um mês mais frio e com pouco volume de chuva, fica mais fácil fazer trilhas na cidade.

Uma das principais trilhas de Urubici, na Serra Catarinense, é a trilha da Pedra Furada. O monumento, que é um dos cartões postais da cidade, possui uma abertura de aproximadamente 30 metros de circunferência.

Ao todo, a trilha da Pedra Furada tem um pouco menos de 9 quilômetros por trecho e demora 5 horas para ser concluída. O percurso começa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Mãe dos Homens, passa pelo Morro da Igreja e termina na Pedra Furada.

Caso não queira andar tanto, você pode apenas subir no mirante do Morro da Igreja. De lá é possível observar a Pedra da Igreja, a Serra do Rio do Rastro, o Parque Eólico do Bom Jardim da Serra e até o litoral.

Mas lembre-se: o Morro da Igreja é o ponto mais frio do Brasil e já registrou -17 °C. Então, vá bem agasalhado!

2. Morro do Parapente

Por causa das massas de ar seco, o céu fica mais limpo no outono e no inverno. Por isso, o mês de maio é ótimo para admirar o nascer e o pôr do sol. Nesse sentido, um dos melhores lugares é o Morro do Parapente, que fica no centro de Urubici.

O Parque do Morro do Parente fica a cerca de 1.300 metros de altura. No topo, é possível observar a cidade Urubici, o Rio Itajaí Açu e o litoral de Santa Catarina. Além disso, como a atração fica aberta das 06h às 20h, é possível ver o nascer e o pôr do sol.

Além disso, o parque Morro do Parapente tem um mini fazenda, balanços infinitos, voos de parapente e alguns decks onde você pode fazer um piquenique. Você pode levar seu próprio lanche ou encomendar uma cesta personalizada para curtir a paisagem.

3. Eco Parque Cachoeira Papuã

O Eco Parque Cachoeira Papuã é um lugar para passar o dia. Diferente da maioria das atrações, essa tem uma estrutura acessível. Então, crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção também podem curtir bastante.

Um dos principais atrativos do parque é o mirante de vidro que possui cerca de 300 metros de extensão e 120 metros de altura. Ele tem vista para duas cachoeiras de Urubici.

Além disso, no Cachoeira Papuã você pode praticar algumas atividades radicais, como o skybike, que é semelhante a uma tirolesa. A diferença é que você pedala por 480 metros a 150 metros de altura — é pura adrenalina.

4. Inscrições rupestres

Para os dias que você quiser fazer um passeio mais leve, vale a pena visitar as Inscrições Rupestres. A tração está localizada a apenas 5 quilômetros do centro de Urubici, no Morro do Avencal, dentro de um Sítio Arqueológico.

De acordo com os dados da propriedade, as Inscrições Rupestres foram feitas a cerca de 4 mil anos pelos povos que moravam na região.

As artes foram feitas em em rochas e, ao que parece, esse era um local sagrado. Atualmente, as Inscrições Rupestres são os registros arqueológicos mais importantes do estado de Santa Catarina.

Na propriedade há passarelas de madeira que levam até os painéis e um bar-café. Merece uma visita!

Vale a pena ir a Urubici em maio?

Sim, vale a pena fazer uma viagem para Urubici em maio. O clima é frio, mas não tão intenso como o inverno, e o volume de chuva é baixo. Por isso, praticar atividades ao ar livre nesse mês é bastante agradável.

Contudo, no topo de alguns pontos turísticos a sensação térmica é mais baixa, podendo até ser negativa e gear. Por isso, leve roupas quentes quando for para passeios em lugares altos.

Quer aproveitar ainda mais Urubici e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou das nossas informações? Então, compartilhe com seus amigos!

FAQ

Como é o clima em Urubici em maio?

O clima em Urubici em maio é frio e relativamente seco. As temperaturas médias variam entre 8 °C e 18 °C e a precipitação média é de 140 mm previstos para 14 dias. Contudo, nos pontos mais altos da cidade é comum gear e registrar temperaturas negativas durante o mês de maio.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici