Clima em Urubici em março: vale a pena? Como aproveitar?

A cidade de Urubici é famosa por bater recorde de baixas temperaturas no inverno no Brasil, quase sempre com neve. Mas, nem todo mundo está disposto a passar tanto frio para conhecer as belezas naturais da Serra Catarinense. Esse é o seu caso? Se sim, que tal curtir o clima em Urubici em março?

Veja a seguir como fica o clima e o que fazer em Urubici no final do verão.

Como é o clima em Urubici em março?

O mês de março é muito bom para visitar Urubici. Como estamos no final do verão, as temperaturas são agradáveis, mas o volume de chuvas está começando a diminuir.

A temperatura média em Urubici em março varia entre 15 °C e 24 °C. Contudo, em algumas atrações a sensação térmica pode ser menor por causa dos ventos.

Por outro lado, a precipitação média na cidade de Urubici em março é de 176 mm em 11 dias. Ou seja, ainda há grandes chances de pegar tempo chuvoso durante a viagem, mas menos do que nos meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, o mês de março costuma ser baixa temporada na Serra Catarinense. Como as férias escolares já acabaram e não há feriados nacionais, o número de turistas é mais baixo na cidade a maior parte do mês.

O movimento só aumenta um pouco no final do mês, por causa da Festa Nacional das Hortaliças.

O que fazer em Urubici em março? Atrações para curtir a Serra Catarinense no final do verão

Agora que você já sabe que março é um bom mês para visitar Urubici, confira nossas dicas de atrações para você curtir sua viagem para a Serra Catarinense no final do verão.

1. Festa Nacional das Hortaliças

Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças, pois é a maior produtora de hortifruti do estado de Santa Catarina. Por isso, no mês de março acontece a Festa Nacional das Hortaliças em Urubici.

O objetivo do evento é valorizar as hortaliças e os produtores da cidade por meio de exposições e troca de experiências. Durante os dias do evento, são realizados encontros de motociclistas e trilheiros, gincanas rurais, shows, rodeios e cavalgadas.

A Festa Nacional das Hortaliças é realizada todos os anos em Urubici no final de março, no Parque de Exposições Manoel Prá.

2. Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja e a Pedra Furada são paradas obrigatórias para quem visita Urubici em qualquer época do ano. Contudo, em março, a vantagem é que os mirantes estão mais vazios e pode ser mais fácil conseguir a autorização do ICMBio na data desejada.

Outro motivo para visitar esse ponto turístico em março é que nessa época faz menos frio. Como você deve saber, o Morro da Igreja é famoso por ser considerado o lugar mais frio do Brasil. No topo do mirante é normal serem registradas temperaturas negativas.

Então, embora ainda seja necessário levar uma roupa de frio para conhecer o Morro da Igreja, no verão a visita vai ser mais agradável.

Porém, para ter melhor visibilidade o melhor é visitar o mirante entre às 11h e às 15h. Nesse período há menos probabilidade da paisagem da região ficar escondida pela neblina — além de ser mais quente.

3. Rota dos Vinhos de Altitude

O clima da Serra Catarinense é ótimo para o cultivo de uvas. Por causa do frio e da altitude, a fruta amadurece lentamente e por completo, o que aumenta o padrão de qualidade das safras. Por isso, os vinhos de altitude são diferenciados.

Em Urubici existem várias vinícolas que produzem vinhos de altitude e elas ficam abertas para visitação. A mais famosa da região é a Villa Francioni, que além de uma cartela de vinhos variada, tem uma paisagem e arquitetura lindíssimas.

A vinícola Villa Francioni fica a 6 quilômetros de distância do centro de São Joaquim. Lá você pode fazer um tour guiado pela fábrica com direito a degustação no final. Além disso, a propriedade também possui uma galeria de arte.

4. Morro do Parapente

O Morro do Parapente fica no centro de Urubici e é um lugar bastante procurado por turistas que querem ver o nascer ou o pôr do sol. Mais uma vez, a vantagem de conhecer a atração em março é o tempo mais agradável.

Além da vista incrível, no mirante do Morro do Parapente, na propriedade há voos de parapente, balanço infinito, mini fazenda e espaço para piquenique. Inclusive, no local é possível encomendar uma cesta de piquenique bem completa — vale a pena experimentar.

5. Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é considerada a mais bonita do Brasil. Ela fica na cidade de Lauro Muller, a um pouco mais de 100 quilômetros de distância (2 horas de carro) de Urubici e possui “apenas” 284 curvas.

O grande diferencial da Serra do Rio do Rastro é que ela é uma das únicas do mundo que é completamente iluminada. Por isso, ela merece uma visita tanto de dia como de noite.

Na parte mais alta da Serra do rastro, a cerca de 1.400 metros de altura, existe um mirante onde é possível ver boa parte da rodovia, o Monte Negro e o Morro da Ronda.

Para ter a melhor visibilidade, prefira fazer uma visita entre às 11h e às 15h, quando a chance da neblina cobrir a paisagem é menor.

Vale a pena ir a Urubici em março?

Sim, vale a pena ir a Urubici em março. Nesse mês o tempo é agradável e chove menos em comparação com os meses anteriores — o que é ótimo para quem não gosta de passar frio.

Além disso, Urubici em março em março é baixa temporada e é o único mês em que ocorre a Festa Nacional das Hortaliças. Então, aproveite esse mês para programar uma viagem tranquila!

Quer aproveitar ainda mais Urubici (Santa Catarina) e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Essas informações foram úteis para você? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

FAQ

Como é o clima em Urubici em março?

O clima em Urubici em março é bom. As temperaturas variam entre 15 °C e 24 °C e chove menos do que nos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, a cidade fica vazia a maior parte do mês, pois não há feriados. O movimento aumenta um pouco no final do mês de março, quando ocorre a Festa Nacional das Hortaliças.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

2 comentários

  1. Vamos conhecer em março de 2024 , mas estou com preocupação por causa da chuva, vamos em 10 casais cada um com sua caminhonete.

    • Olá Waldemar, tudo bem?

      Difícil falar por conta da previsão, que, infelizmente, só da para saber mais próximo da data mesmo.

      Apesar de toda a chuva na região (Paraná e Rio Grande do Sul), o turismo está ok. Não há razões para se preocupar com relação a isso, ok?

      Ainda mais que vocês estão de caminhonete, então, pode ficar tranquilo. Estamos à disposição para ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici