Clima em Urubici em novembro: vale a pena? Como aproveitar?

Em novembro há dois feriados nacionais, e geralmente um deles é prolongado. Então, já sabe para onde vai viajar? Qual conhecer Urubici, em Santa Catarina? A seguir, veja como é o clima em Urubici em novembro e como curtir a cidade nessa época.

Como é o clima de Urubici em novembro?

O mês de novembro é um dos mais quentes em Urubici. Em termos de clima, a temperatura média durante o dia varia entre 15ºC e 23ºC. A noite faz um pouco de frio, cerca de 9ºC. Ou seja, nesse mês há pouquíssimas chances de ter neve ou geada.

Em comparação com os meses anteriores, venta menos em Urubici em novembro. Porém, ele ainda é capaz de derrubar a sensação térmica, em especial nos pontos turísticos mais altos da cidade.

Por outro lado, em novembro chove bastante em Urubici. A precipitação média é de 193 mm em 20 dias, segundo dados meteorológicos históricos. Ou seja, chove quase o mês inteiro. Via de regra, a previsão é que o volume de chuvas aumente conforme nos aproximamos do verão.

Urubici em novembro não é alta temporada. Mas por causa dos feriados nacionais, que muitas vezes são prolongados, a cidade pode ficar mais cheia. Porém, a quantidade de turistas é bem menor nessa época do ano, já que por causa do calor muitos preferem fazer uma viagem para a praia.

O que fazer em Urubici em novembro? Melhores atrações da Serra Catarinense

Agora, veja em detalhes nossas dicas de atrações para aproveitar a primavera em Urubici, na Serra Catarinense.

1. Cascata do Avencal

A Cascata do Avencal fica dentro de um parque com boa infraestrutura, a 8 quilômetros de distância do centro de Urubici, sentido São Joaquim.

Mesmo que o tempo não esteja dos melhores, vale a pena visitar o parque, pois os pontos de observação são voltados para as cachoeiras, que estão relativamente perto.

No Parque Cascata do Avencal (que recentemente foi unificado com o Parque Mundo Novo), há 4 mirantes. O mais famoso, e que fica mais perto da queda d’água, é feito de vidro.

Ele possui uma estrutura transparente de 7 metros que fica suspensa em um penhasco de mais de 100 metros de altura.

Além de admirar a Cascata do Avencal, você pode praticar algumas atividades radicais ao redor dela. No parque você pode andar de tirolesa e saltar em um pêndulo sobre a cascata.

Se quiser uma atividade mais tranquila, a propriedade também conta, trilhas, pedalinho e arco e flecha.

Esse é um ponto turístico que toda a família consegue aproveitar!

2. Mirante dos Pinheiros

O Mirante das Araucárias, também conhecido como Mirante dos Pinheiros, fica a 3 quilômetros de distância do centro de Urubici, na rodovia SC-438.

A principal atração do Mirante dos Pinheiros é a vegetação típica do sul do Brasil, em especial da araucária, uma árvore comum em regiões de maior altitude.

De lá, você pode observar uma das áreas mais preservadas do país, com árvores de até 50 metros de altura.

O melhor horário para visitar o Mirante das Araucárias é no pôr do sol, quando o dia estiver ensolarado. Se o dia estiver nublado, é melhor ir mais perto do meio dia.

3. Cânion das Laranjeiras, Bom Jardim da Serra

A cidade de Bom Jardim da Serra possui 3 cânions: o Cânion do Funil, o Cânion da Ronda e o Cânion das Laranjeiras, sendo que este último é o maior.

O Cânion das Laranjeiras está localizado a 1.827 metros acima do nível do mar e possui cerca de 5 quilômetros de extensão.

Para chegar até o topo é preciso deixar o carro no estacionamento e seguir por uma trilha que começa em meio a mata, com terreno acidentado e com lama. Depois, segue margeando o cânion. Ao todo, são quase 3 quilômetros de trilha.

O Cânion das Laranjeiras tem dois acessos, um pela Fazenda Santa Cândida e outro pela Fazenda Rincão da Palha. Se possível, visite os dois lados, pois eles têm vistas diferentes, mas igualmente impressionantes.

4. Trilha Morro da Igreja e Pedra Furada

Por fim, não deixe de conhecer dois dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade de Urubici: o Morro da Igreja e a Pedra Furada.

O Morro da Igreja tem 1.822 metros de altura. Ele está localizado na divisa das cidades de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans. Nele funciona uma base de monitoramento de tráfego aéreo da Aeronáutica.

Entretanto, o que atrai os turistas ao Morro da Igreja é a vista do mirante. Além disso, bem em frente ao morro fica a Pedra da Igreja, uma formação rochosa que possui uma fenda em formato circular de 13 metros de altura.

Se quiser chegar mais perto da Pedra Furada, você pode fazer uma trilha até o monumento natural com a ajuda de um guia credenciado. O ponto de partida é o próprio Morro da Igreja. Ao todo, o percurso tem 9 quilômetros de extensão e o passeio dura cerca de 5 horas.

Vale a pena ir a Urubici em novembro?

Se você não gosta de frio intenso, vale a pena viajar para Urubici em novembro.

Contudo, esteja preparado para pegar vários dias de chuva. Se quiser fazer uma viagem com menos chuvas, frio moderado e pouco movimento, é melhor se programar para visitar Urubici nos meses de outono.

De qualquer forma, é possível sim aproveitar Urubici em novembro, desde que você esteja disposto a fazer algumas alterações no roteiro para aproveitar os dias de chuva.

Quer aproveitar ainda mais Urubici e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Pousada Cabanas Xokleng e receba as melhores informações sobre Urubici/SC.

FAQ

Como é o clima em Urubici em novembro?

O clima em Urubici em novembro é fresco. Durante o dia, a temperatura varia entre 15ºC e 23ºC. Já a noite faz um pouco de frio, com temperatura em torno dos 10ºC. Porém, o volume de chuva é alto. De acordo com os dados históricos de clima, a precipitação média é de 193 mm em 20 dias.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici