Clima em Urubici em outubro: vale a pena? Como aproveitar?

Está pensando em fazer uma viagem para Urubici em outubro, mas não sabe se vale a pena? Afinal, como é o clima em Urubici em outubro? A Pousada Cabanas Xokleng responde para você.

Confira a seguir como fica o clima da cidade na primavera e o que fazer para aproveitar!

Como é o clima em Urubici em outubro?

O mês de outubro em Urubici tem temperaturas agradáveis, mas as chuvas são mais frequentes do que nos meses de inverno. Em média, a temperatura durante o dia varia entre 14ºC e 20ºC. Por outro lado, à noite faz cerca de 7ºC.

Contudo, em Urubici em outubro venta bastante. Por isso, a sensação térmica costuma ser menor, principalmente nas partes mais altas da cidade. Então, não deixe de levar roupas quentes para a viagem.

Normalmente, em outubro não faz temperaturas negativas e dificilmente haverá neve ou geada.

Contudo, o clima na Serra Catarinense é muito instável. Assim, sempre verifique a previsão do tempo o mais perto possível da data da sua viagem. Assim, as chances de errar ao montar a mala serão menores.

O ponto positivo de visitar Urubici em outubro é que a cidade costuma estar mais vazia.

Como na primavera já faz calor na maior parte do litoral brasileiro, as praias ficam mais movimentadas. Porém, é normal que nos feriados prolongados Urubici fique mais movimentada.

O que fazer em Urubici em outubro? Atrações para aproveitar a primavera na Serra Catarinense

Com pouco movimento e temperaturas agradáveis, o mês de outubro em Urubici, SC, é ótimo para fazer trilhas e conhecer mirantes. Veja algumas das nossas sugestões!

1. Morro da Igreja e Pedra Furada

Sem dúvida, o Morro da Igreja e a Pedra Furada são os pontos mais famosos da Serra Catarinense. Por isso, nos meses de alta temporada pode ser difícil conseguir uma vaga no ICMBio para visitar o mirante. Contudo, em outubro dificilmente isso será um problema.

O Morro da Igreja é o lugar habitato mais alto do Parque Nacional de São Joaquim. Ele possui 1.822 metros de altura. Em dias sem chuva ou neblina, a visibilidade no mirante pode chegar a 100 quilômetros de distância.

Uma das principais atrações da paisagem do mirante é a Pedra Furada, uma formação rochosa que possui uma fenda de aproximadamente 30 metros de circunferência — semelhante a uma janela gigante.

Quem quiser ver o monumento mais de perto, pode contratar um guia credenciado e fazer a trilha até a Pedra Furada.

Esse trekking tem um nível de dificuldade moderado, pois tem uma variação de cerca de 360 metros de altura. Ao todo, o percurso tem 9 quilômetros e demora 5 horas para ser concluído.

Caso queira fazer a trilha, lembre-se que a atividade pode ser cancelada em caso de chuva.

2. Cânion Espraiado

Outro lugar que merece uma visita se o tempo estiver bom é o Cânion Espraiado.

Embora seja mais conhecido pelos amantes de trekking, o local pode ser aproveitado por todos os públicos. Entretanto, o acesso ao topo do Cânion Espraiado não é dos mais fáceis.

Para chegar até os mirantes é necessário pegar uma subida de 12 quilômetros de extensão até a sede da propriedade. Essa parte do trajeto pode ser feita a pé, com passeio de cavalo ou com um veículo 4×4. Depois, é preciso seguir até os mirantes.

Se quiser conhecer todos os pontos de observação, você vai andar uns 3 quilômetros. Embora a caminhada seja em linha reta, há vários trechos alagados. Então, use uma galocha se não quiser ficar com o pé molhado.

Nos mirantes do Cânion Espraiado é possível ver a Serra do Corvo Branco, além de algumas cachoeiras. Na mesma propriedade, também tem uma trilha que leva até a Pedra da Águia. Vale a pena conhecer!

3. Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais impressionantes do mundo. Ela faz parte da SC-399, que liga a serra de Santa Catarina ao litoral.

A parte mais alta da Serra do Rio do Rastro fica a 1.460 metros acima do nível do mar.

Nesse ponto, há um mirante com vista para as curvas da rodovia (238 no total) e para a planície abaixo. Além desse, a estrada possui outros mirantes com vista para diferentes partes do Parque Nacional São Joaquim.

Como a visita a Serra do Rio do Rastro é rápida, você pode combinar o passeio com outras atrações próximas, como os cânions da Ronda, das Laranjeiras e do Funil, a Cascata da Barrinha, o Ecomuseu e a vinícola Villa Francioni.

4. Morro do Campestre

O Morro do Campestre é um local perfeito para passar a tarde. Ele fica a apenas 8 quilômetros de distância do centro da cidade de Urubici, SC, e é famoso por ser o melhor lugar para observar o pôr do sol na Serra Catarinense.

No topo do Morro do Campestre, a quase 1.400 metros de altura, há diversos mirantes com vista 360º para a serra. Logo abaixo das formações rochosas de arenito, é possível ver o Vale do Rio Canoas.

Diferente do Cânion Espraiado, o Morro do Campestre é de fácil acesso. Você pode subir tranquilamente com um carro de passeio até bem próximo do topo. Além disso, na propriedade há caminhões que levam os visitantes até o topo do Morro do Campestre.

O mais legal, é que nos últimos anos os donos da propriedade investiram bastante na estrutura do local. Por isso, os mirantes são acessíveis para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

Vale a pena ir a Urubici/SC em outubro?

Na verdade, outubro não é o melhor mês para visitar Urubici, em Santa Catarina. Porém, ainda dá para aproveitar bem as atrações da cidade.

Como o tempo está mais agradável, vai ser gostoso fazer trilhas e conhecer mirantes da cidade, sem passar muito frio. Porém, o volume de chuvas em Urubici em outubro pode atrapalhar bastante.

Então, se quiser pegar um leve friozinho e pouca chuva, prefira programar uma viagem para o outono. Mas se não tiver outra data para viajar, vale a pena conhecer Urubici em outubro.

Você só vai precisar ser mais flexível quanto a escolha de atividades.

Depois de decidir quando ir a Urubici, que tal aproveitar ainda mais os pontos turísticos da região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.

Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!

Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

FAQ

Como é o clima em Urubici em outubro?

O clima em Urubici em outubro é agradável, porém chuvoso. As temperaturas médias variam entre 14ºC e 22ºC durante o dia, mas à noite cai para 7ºC. Além disso, segundo dados históricos, a precipitação esperada é de 209 mm para vinte dias.

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.5
+193 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici