Cachoeiras em Urubici: Conheça 12 Maravilhas da Natureza

Na minha opinião, as cachoeiras em Urubici são o grande destaque dessa cidade serrana onde moro. Cada vez que visito esses lugares, sinto como se fosse a primeira vez. 

Vou dar uma dica: se quer realmente vivenciar a essência de Urubici, coloque as cachoeiras no topo da sua lista. Aqui estão algumas que, assim como eu, você vai adorar conhecer. Prepare-se para se encantar!

12 Cachoeiras em Urubici (Santa Catarina) que você precisa conhecer

A verdade é que o município de Urubici tem tantas cachoeiras que você provavelmente não vai conseguir conhecer todas em uma única viagem.

Por isso, já fique sabendo que você vai sair de lá querendo planejar outra viagem para o sul do Brasil, para visitar as atrações que ficarem faltando.

Mas, para te ajudar um pouco nessa difícil tarefa, vou fazer uma lista com as principais cachoeiras em Urubici!

1. Cascata do Avencal

Cascata do Avencal
Fonte: Alexandre V. Berri (Flickr)

Aqui em Urubici, a Cascata do Avencal é uma das minhas favoritas. Fica pertinho, a uns 17 km do centro, e é de tirar o fôlego!

Imagine uma queda d’água com quase 100 metros. Sim, isso mesmo! É uma visão que deixa qualquer um encantado. E para os corajosos, como eu, que adoram uma dose extra de adrenalina, tem Sky Bike e até salto de pêndulo.

Se for visitar as cachoeiras em Urubici, não deixe essa de fora!


✅ Informações úteis

2. Cachoeira Papuã

Cachoeira Papuã

A Cachoeira Papuã, aqui em Urubici, é daquelas que deixa a gente de queixo caído. Com 120 metros de pura beleza, ela se destaca em meio à natureza exuberante.

Costumo recomendar o Ecoparque Cachoeira Papuã a quem me pede dicas. Além da cachoeira, tem um mirante de vidro que, confesso, dá um friozinho na barriga. Ah, e pra quem, assim como eu, adora desafios, tem o Sky Bike e aquele balanço ao infinito. Precisa ter coragem, viu!


✅ Informações úteis

3. Cachoeira da Neve

Cachoeira da Neve
Fonte: Cachoeira da Neve (Instagram)

A Cachoeira da Neve é um daqueles lugares que eu sempre indico quando alguém me pergunta sobre as cachoeiras em Urubici. Também chamada de Cascata da Neve, ela se encontra no Sítio Arroio do Engenho, um lugar encantador.

Com seus 85 metros de altura, o caminho até ela é uma delícia de fazer pela Trilha do Bugio. É uma caminhada de 2km, ida e volta, e posso dizer que é bem tranquila. Inclusive, recomendo para famílias com crianças.


✅ Informações úteis

4. Cachoeira das Araucárias

Cachoeira das Araucárias
Fonte: Victor Abreu de Araujo (Flickr)

E se está afim de ir em uma cacheira, eu recomendo a  Cachoeira das Araucárias. A apenas 9 km do centro da cidade, esse refúgio natural me encanta sempre que visito.

Cercada pelas emblemáticas araucárias, árvores tão características da nossa Serra Catarinense, essa cachoeira tem um charme único. Quando me sinto cansada da rotina, é para lá que vou para renovar as energias.

Se estiver em Urubici, não deixe de conferir. É um daqueles lugares que você se orgulha de ter em sua terra natal e faz questão de compartilhar com quem vem nos visitar.


✅ Informações úteis

  • Endereço: SC-110 – Urubici, SC, 88650-000
  • Instagram: 
  • Nota do Google: 4,7
  • Horário de funcionamento: 07:00–18:00
  • Telefone para contato:(49) 99153-1774
  • Preço do ingresso: –

5. Cachoeira dos Namorados

Cachoeira dos Namorados
Fonte: Geraldo e Mônica (wikiloc)

A Cachoeira dos Namorados é um dos meus lugares favoritos em Urubici. Localizada a cerca de 22 km do centro, ela se encontra próxima da deslumbrante Cascata Véu de Noiva, ambas em uma área crucial para a preservação ambiental.

Sempre que recebo visitas, insisto para que caminhemos pelas trilhas que nos levam até esse recanto natural. Mergulhar nas suas águas claras é uma verdadeira revitalização. E aquela piscina natural? É o lugar perfeito para um banho refrescante!


✅ Informações úteis

6. Circuito das Cachoeiras

Cachoeira do Avencal
Fonte: Otávio Nogueira (Flickr)

Se você não quer ver apenas umas, mas várias cachoeiras, eu recomendo que faça o  o Circuito das Cachoeiras, onde você pode ver cachoeiras incríveis.

O percurso tem várias cachoeiras deslumbrantes para explorar. Você pode aproveitar as vistas panorâmicas, fazer caminhadas revigorantes e nadar em águas cristalinas.

Há muitas cachoeiras na região, cada uma com sua própria beleza. As principais cachoeiras do circuito são:

  • Cachoeira do Avencal: Uma das mais famosas e impressionantes, com uma queda d’água de 100 metros.
  • Cachoeira Véu de Noiva: Uma parada imperdível, com uma queda d’água suave e ampla.
  • Cachoeira do Rio Sete Quedas: Uma sequência de sete quedas d’água em um cenário deslumbrante.

7. Cascata do Vacariano

Cascata do Vacariano
Fonte: Alex Wisnieski (wikiloc)

A Cascata do Vacariano é, sem dúvidas, uma das maravilhas que temos aqui em Urubici. Situada no curso do Rio Vacariano, essa queda d’água de 40 metros é de tirar o fôlego!

Quando amigos e familiares me visitam, sempre falo sobre esse lugar. Localizada na Comunidade do Rio Vacariano, cerca de 18km do centro, o caminho até lá é quase tão encantador quanto o destino. Atravessamos a rodovia SC-370, e ao estacionar, temos pela frente uma trilha de 1,5km que nos leva até essa joia escondida.


✅ Informações úteis

  • Endereço:  BR-475 – Urubici, SC, 88650-000
  • Instagram: 
  • Nota do Google: 4,7
  • Horário de funcionamento: 08:00–18:00
  • Telefone para contato: –
  • Preço do ingresso: Gratuita

8. Cascata Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva
Fonte: Rosanetur (Flickr)

A Cascata Véu de Noiva em Urubici é simplesmente encantadora. Ela possui 60 metros de queda d’água que lembra um véu esvoaçante.

A caminhada até lá é bem curta, com apenas 300 metros de trilha fácil. Na base, recomendo um mergulho na piscina natural.

E, para completar, sugiro uma visita à lojinha e ao restaurante local, que serve deliciosas comidas típicas. Sem dúvidas, é um dos meus lugares favoritos! Vale a pena conferir.


✅ Informações úteis

9. Trilha Sete Quedas

Trilha no Sítio Sete Quedas
Fonte: Divian S (TripAdvisor)

A trilha pelo Rio Sete Quedas não tem esse nome por acaso. Durante o percurso, você poderá fazer 7 paradas, nas 7 quedas do rio. Recomendo muito se você ama cachoeiras! 

São elas: Peixinho, Arco-Íris, Pé de Cortiça, Paixão, Saudade, Surpresa e Vitória. Em casa uma dessas quedas, você encontrará piscinas naturais perfeitas para banho!

A taxa de visitação é de apenas 10 reais, e você não precisa fazer todas as paradas se não quiser, pois existem saídas ao longo da trilha que levam de volta ao estacionamento.

10. Cascata Bailarina

Cascata Bailarina
Fonte: Alex Wisnieski (wikiloc)

A Cascata Bailarina, no Sítio Encantos da Natureza, é uma experiência imperdível. Com seus 80 metros de altura, sua queda d’água lembra a delicadeza de uma bailarina, daí seu nome.

Se você for como eu, que adora uma aventura, a trilha até ela vai ser recompensadora. Dura em média 1h30, e embora seja desafiadora, com seus trechos íngremes e uso de cordas, a vista vale cada passo. 


✅ Informações úteis

11. Cascata Rio dos Bugres

Cachoeira dos Bugres
Fonte: Dario Lins (Flickr)

Quero destacar a Cascata Rio dos Bugres, uma das cachoeiras em Urubici que sempre me deixa sem palavras.

Com uma impressionante queda de mais de 200 metros, ela se situa no topo do Campo dos Padres e oferece uma vista espetacular.

Agora, um alerta: o acesso não é dos mais fáceis. Mas, assim como eu, recomendo contratar uma empresa de turismo local.


✅ Informações úteis

  • Endereço: Urubici – SC, 88650-000   
  • Instagram:@abrigo1500
  • Nota do Google: 4,6
  • Horário de funcionamento: 24 horas
  • Telefone para contato:(47) 3466-3433
  • Preço do ingresso: R$ 10,00/pessoa

12. Cachoeira da Barrinha (dica extra)

Cachoeira da Barrinha
Fonte: Almir R (TripAdvisor)

Para quem está visitando Urubici e quer expandir a experiência na Serra Catarinense, sugiro fazer uma visita à Cachoeira da Barrinha, situada em Bom Jardim da Serra, um município vizinho. Mesmo estando a cerca de 75 km de Urubici, o acesso é descomplicado e a estrada revela paisagens de encher os olhos.

A Cachoeira da Barrinha não é apenas um espetáculo natural, mas também um convite para diversas atividades. Seja para contemplar a rica biodiversidade local, fazer caminhadas ou até mesmo se refrescar em suas águas, esse lugar é um verdadeiro refúgio para quem procura aventura e tranquilidade.


✅ Informações úteis

DEMAIS INFORMAÇÕES AQUI

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici