Cascata Bailarina em Urubici: saiba tudo sobre o local

A Cascata Bailarina em Urubici é o seu próximo ponto de partida na região serrana de Santa Catarina? Então este artigo é perfeito para você!

A Cascata Bailarina Urubici é uma queda d’água de 80 metros de altura, localizada na mesma propriedade onde tem uma pousada e a Cascata Dança das Águas.

Para aproveitar o cenário deslumbrante que lhe espera, separamos algumas informações acerca dessa cachoeira e as opções para você curtir.

Confira!

Onde fica a Cascata Bailarina (Urubici/SC)?

A Cascata Bailarina está localizada no Sítio Encantos da Natureza, na Estrada Geral do Baiano, Localidade do Baiano, a 9 km do centro da cidade.

Como chegar?

Seguir de carro pela Rua Boanerges Pereira de Medeiros, a mesma via para o Sítio Arroio de Engenho.

Quanto custa visitar a Cascata Bailarina, Urubici/SC?

A Cascata Bailarina Urubici não tem preço fixo para receber visitantes, deixando que cada um faça uma colaboração no valor que achar necessário.

Contudo, há valores cobrados para as refeições e passeios extras no sítio. Alguns deles, como trilha a cavalo com lanche e passeio de trator, devem ser combinados previamente.

Já o café da manhã colonial custa R$ 20,00 e o almoço com os pratos típicos da região sai a R$ 25,00 (valores de 2020).

Como curtir a Cascata Bailarina, no Encanto da Natureza?

É possível curtir a Cascata Bailarina Urubici desde o início da trilha até a queda d’água. A caminhada dura cerca de 1h30 e a recomendação é levar lanche, garrafinha de água e protetor solar para aguentar a trilha.

Usar tênis e roupas confortáveis até a Cascata Bailarina também é uma ótima ideia, para não deixar o cansaço atrapalhar o passeio pela região.

Os trechos da trilha são cheios de pedras e, muitas vezes, é preciso usar cordas para subir em um ponto mais alto. Por isso, não é permitido levar crianças para a Cascata Bailarina Urubici/SC.

As trilhas possuem bandeirinhas amarelas para ajudar os turistas a se guiarem pelo caminho e também placas nos pontos de interesse, como o xaxim centenário, aquífero Guarani e Cascata Dança das Águas.

Pedra Guardião Bici

A Pedra Guardião Bici é um dos pontos de interesse na trilha da Cascata Bailarina Urubici. Ela está localizada à direita, e é uma rocha com mais de 70 metros de altura.

O nome da pedra não é à toa, já que nela está cravado o rosto de um índio que viveu na região, chamado Bici.

Segundo a lenda, o nome Urubici é uma homenagem justamente ao índio guardião Bici. Então, quando estiver diante da rocha, não deixe de tirar uma foto e repor as energias para continuar a trilha.

Enfim, a Cascata Bailarina Urubici/SC!

Durante toda a trilha, você vai ouvir o canto dos pássaros, as águas da cascata desaguando no rio e o som das árvores balançando com o vento.

Quem gosta de ecoturismo no Brasil, vai amar esse passeio até o Sítio Encanto da Natureza.

Depois da trilha inicial, ainda há um trecho para subir na mata com ajuda de uma corda. É uma trilha difícil, mas com um lanchinho e algumas paradas para descansar, todo mundo consegue chegar ao destino.

A Cascata Bailarina Urubici tem 80 metros de altura e sua queda d’água acontece sobre um cânion, escorrendo em uma represa. Ali, as pessoas podem tomar banho e se refrescar após uma longa caminhada.

Há também uma mata com uma grande abertura para quem gosta de fazer um piquenique (afinal, a Cascata Bailarina não é só para curtir o visual do lugar).

A propósito, o nome da cascata é devido ao movimento suave da água enquanto despenca, fazendo parecer com os movimentos de uma bailarina. É espetacular!

O que mais fazer no Encanto da Natureza, em Urubici/SC?

O Sítio Encanto da Natureza tem muitas opções de atividades que não se limitam à Cascata Bailarina Urubici.

Por exemplo, entre trilhas e cachoeiras, você vai conferir a Cascata Dança das Águas, a 600 metros da Cascata Bailarina. Até chegar lá, são riachos e matas nativas embalando o cenário e não permitindo que o cansaço seja maior do que acompanhar as belezas desse lugar.

A Cascata Dança das Águas tem pouco mais de 15 metros de altura, bem menor do que a Cascata Bailarina Urubici, mas nem por isso deixa de ser bonita e imponente.

Além disso, a propriedade conta com uma trilha com duração de 8 horas (perfeita para aventureiros) que passa por 14 cachoeiras.

Portanto, se você ama ter esse contato com a natureza, aprecia uma linda cascata e ama trilhas em Santa Catarina/RS, não pode deixar de incluir essa atração em Urubici no seu roteiro de viagem.

Mais opções para curtir em Urubici/SC, além da Cascata Bailarina

Urubici é uma cidade repleta de atividades para toda a família. Além de banhos em cascatas, a cidade convida os turistas a tirar foto na Pedra Furada e no Morro da Igreja, ter uma visão panorâmica da serra no Altos do Corvo Branco e fazer piquenique no Morro do Parapente.

Para curiosos, Urubici/SC também conta com inscrições rupestres tanto no Morro do Avencal quanto na Caverna dos Bugres.

Afinal, o próprio nome da cidade reflete a cultura indígena da região e sua cultura milenar. Então é claro que um passeio interessante inclui a exploração em grutas e rochas com inscrições antigas.

Conclusão

Se você tinha dúvidas sobre a Cascata Bailarina Urubici/SC valer a pena, saiba que essa é uma das melhores maneiras de aproveitar o contato com a rica vegetação do lugar.

O verde do caminho, o som dos riachos e dos pássaros e a bela cascata com sua água despencando sobre a bacia, é recompensador.

Sabe o que também ajuda a recompensar o seu dia? Esse sítio onde está localizada a Cascata Bailarina Urubici/SC está a 22 minutos de carro da Pousada Cabanas Xokleng, bem no centro da cidade, pertinho de outros atrativos.

Assim você pode descansar da viagem e já se preparar para a sua próxima programação.

Se gostou deste artigo sobre a Cascata Bailarina em Urubici/SC, não deixe de conferir mais conteúdo como esse em nosso blog e, claro, compartilhe este artigo em suas redes sociais, por e-mail ou WhatsApp. Até mais!

Jucinara Capistrano da Cunha
Jucinara Capistrano da Cunha

Podem me chamar de Juci! Uma advogada e empresária de 51 anos de idade, nascida em Bom Retiro, Santa Catarina. Vindo de uma família de pequenos agricultores, superei adversidades financeiras e decidi deixar a advocacia para trás, ao abrir uma pousada na encantadora cidade de Urubici. Minha maior realização é proporcionar alegria e conforto aos hóspedes, repaginando constantemente as acomodações para oferecer uma estadia cada vez melhor. Sou apaixonada por jardinagem, artesanato e viagens, e minha trajetória é marcada pela resiliência, gratidão e busca pela realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A pousada mais bem avaliada em Urubici

Avaliações Google
4.6
+180 Reviews

Faça uma cotação de uma pousada localizada no centro de Urubici