Clima em Urubici em março: vale a pena? Como aproveitar?
A cidade de Urubici é famosa por bater recorde de baixas temperaturas no inverno no Brasil, quase sempre com neve. Mas, nem todo mundo está disposto a passar tanto frio para conhecer as belezas naturais da Serra Catarinense. Esse é o seu caso? Se sim, que tal curtir o clima em Urubici em março?
Veja a seguir como fica o clima e o que fazer em Urubici no final do verão.
Índice
Como é o clima em Urubici em março?
O mês de março é muito bom para visitar Urubici. Como estamos no final do verão, as temperaturas são agradáveis, mas o volume de chuvas está começando a diminuir.
A temperatura média em Urubici em março varia entre 15 °C e 24 °C. Contudo, em algumas atrações a sensação térmica pode ser menor por causa dos ventos.
Por outro lado, a precipitação média na cidade de Urubici em março é de 176 mm em 11 dias. Ou seja, ainda há grandes chances de pegar tempo chuvoso durante a viagem, mas menos do que nos meses de janeiro e fevereiro.
Além disso, o mês de março costuma ser baixa temporada na Serra Catarinense. Como as férias escolares já acabaram e não há feriados nacionais, o número de turistas é mais baixo na cidade a maior parte do mês.
O movimento só aumenta um pouco no final do mês, por causa da Festa Nacional das Hortaliças.
O que fazer em Urubici em março? Atrações para curtir a Serra Catarinense no final do verão
Agora que você já sabe que março é um bom mês para visitar Urubici, confira nossas dicas de atrações para você curtir sua viagem para a Serra Catarinense no final do verão.
1. Festa Nacional das Hortaliças
Urubici é conhecida como a Terra das Hortaliças, pois é a maior produtora de hortifruti do estado de Santa Catarina. Por isso, no mês de março acontece a Festa Nacional das Hortaliças em Urubici.
O objetivo do evento é valorizar as hortaliças e os produtores da cidade por meio de exposições e troca de experiências. Durante os dias do evento, são realizados encontros de motociclistas e trilheiros, gincanas rurais, shows, rodeios e cavalgadas.
A Festa Nacional das Hortaliças é realizada todos os anos em Urubici no final de março, no Parque de Exposições Manoel Prá.
2. Morro da Igreja e Pedra Furada
O Morro da Igreja e a Pedra Furada são paradas obrigatórias para quem visita Urubici em qualquer época do ano. Contudo, em março, a vantagem é que os mirantes estão mais vazios e pode ser mais fácil conseguir a autorização do ICMBio na data desejada.
Outro motivo para visitar esse ponto turístico em março é que nessa época faz menos frio. Como você deve saber, o Morro da Igreja é famoso por ser considerado o lugar mais frio do Brasil. No topo do mirante é normal serem registradas temperaturas negativas.
Então, embora ainda seja necessário levar uma roupa de frio para conhecer o Morro da Igreja, no verão a visita vai ser mais agradável.
Porém, para ter melhor visibilidade o melhor é visitar o mirante entre às 11h e às 15h. Nesse período há menos probabilidade da paisagem da região ficar escondida pela neblina — além de ser mais quente.
3. Rota dos Vinhos de Altitude
O clima da Serra Catarinense é ótimo para o cultivo de uvas. Por causa do frio e da altitude, a fruta amadurece lentamente e por completo, o que aumenta o padrão de qualidade das safras. Por isso, os vinhos de altitude são diferenciados.
Em Urubici existem várias vinícolas que produzem vinhos de altitude e elas ficam abertas para visitação. A mais famosa da região é a Villa Francioni, que além de uma cartela de vinhos variada, tem uma paisagem e arquitetura lindíssimas.
A vinícola Villa Francioni fica a 6 quilômetros de distância do centro de São Joaquim. Lá você pode fazer um tour guiado pela fábrica com direito a degustação no final. Além disso, a propriedade também possui uma galeria de arte.
4. Morro do Parapente
O Morro do Parapente fica no centro de Urubici e é um lugar bastante procurado por turistas que querem ver o nascer ou o pôr do sol. Mais uma vez, a vantagem de conhecer a atração em março é o tempo mais agradável.
Além da vista incrível, no mirante do Morro do Parapente, na propriedade há voos de parapente, balanço infinito, mini fazenda e espaço para piquenique. Inclusive, no local é possível encomendar uma cesta de piquenique bem completa — vale a pena experimentar.
5. Serra do Rio do Rastro
A Serra do Rio do Rastro é considerada a mais bonita do Brasil. Ela fica na cidade de Lauro Muller, a um pouco mais de 100 quilômetros de distância (2 horas de carro) de Urubici e possui “apenas” 284 curvas.
O grande diferencial da Serra do Rio do Rastro é que ela é uma das únicas do mundo que é completamente iluminada. Por isso, ela merece uma visita tanto de dia como de noite.
Na parte mais alta da Serra do rastro, a cerca de 1.400 metros de altura, existe um mirante onde é possível ver boa parte da rodovia, o Monte Negro e o Morro da Ronda.
Para ter a melhor visibilidade, prefira fazer uma visita entre às 11h e às 15h, quando a chance da neblina cobrir a paisagem é menor.
Vale a pena ir a Urubici em março?
Sim, vale a pena ir a Urubici em março. Nesse mês o tempo é agradável e chove menos em comparação com os meses anteriores — o que é ótimo para quem não gosta de passar frio.
Além disso, Urubici em março em março é baixa temporada e é o único mês em que ocorre a Festa Nacional das Hortaliças. Então, aproveite esse mês para programar uma viagem tranquila!
Quer aproveitar ainda mais Urubici (Santa Catarina) e região? Então, vale a pena se hospedar na Pousada Cabanas Xokleng, com café da manhã incluso e muitas outras comodidades.
Entre em contato hoje mesmo via WhatsApp ou e-mail e reserve seus quartos!
Aproveite e leia mais sobre Urubici em nosso blog.
Essas informações foram úteis para você? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
FAQ
O clima em Urubici em março é bom. As temperaturas variam entre 15 °C e 24 °C e chove menos do que nos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, a cidade fica vazia a maior parte do mês, pois não há feriados. O movimento aumenta um pouco no final do mês de março, quando ocorre a Festa Nacional das Hortaliças.
Vamos conhecer em março de 2024 , mas estou com preocupação por causa da chuva, vamos em 10 casais cada um com sua caminhonete.
Olá Waldemar, tudo bem?
Difícil falar por conta da previsão, que, infelizmente, só da para saber mais próximo da data mesmo.
Apesar de toda a chuva na região (Paraná e Rio Grande do Sul), o turismo está ok. Não há razões para se preocupar com relação a isso, ok?
Ainda mais que vocês estão de caminhonete, então, pode ficar tranquilo. Estamos à disposição para ajudar.